POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Introdução
Estamos empenhados em proteger e respeitar a privacidade dos seus dados pessoais. Sabemos o quanto eles são importantes e por isso nos comprometemos a estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei Federal nº 13.709/2018). Nossa política esclarece os dados que coletamos, como e quando o fazemos, por quanto tempo o mantemos, quais os motivos para coletá-los, com quem compartilhamos e o que fazemos para protegê-los, além de outros esclarecimentos.
Recomendamos uma leitura atenta desta Política e para quaisquer dúvidas, por favor, entre em contacto direto com nosso encarregado de proteção de dados através dos canais citados na seção “Entre em contato com nosso encarregado” mais abaixo.
Quem Somos
A Softlab é uma empresa que desenvolve tecnologia para a saúde, criando soluções de software para que os prestadores de serviços de saúde possam cuidar melhor das pessoas.
Atuando em todo o Brasil, são mais de 20 anos de história e dedicação à medicina diagnóstica. Sempre buscamos tornar os sistemas mais práticos e adequados à complexidade da rotina diagnóstica, repassando conhecimento, analisando processos e focando na melhoria contínua dos resultados com qualidade.
Publicação e Alterações da Política de Privacidade
Esta Política de Privacidade, versão 2021/01, entra em vigor a partir de 15 de janeiro de 2021 e regula o tratamento de dados pessoais coletados pela empresa Softlab em seus sites, aplicativos web, móveis e desktops.
Esta política poderá ser atualizada a qualquer momento. Sempre que o fizermos, uma nova versão será publicada em substituição às anteriores.
A versão mais atual desta política estará disponível em www.softlabsolucoes.com.br/politica-de-privacidade.
A Lei Geral de Proteção de Dados, seus termos e definições
A LGPD é uma lei Federal nº 13.709/2018 que foi publicada em agosto de 2018.
Está em vigor desde 18 de setembro de 2020, ressalvadas as multas administrativas, que poderão ser aplicadas a partir de 01 de agosto de 2021.
Ela vem assegurar a privacidade e aprimorar a proteção de dados pessoais aos cidadãos do Brasil, para tanto, trás alguns termos e definições que gostaríamos de esclarecer mais abaixo, para uma melhor compreensão do seu conteúdo (Fonte: serpro.gov.br).
Quais dados coletamos e qual a finalidade do tratamento dos dados
Para mantermos um canal de comunicação sempre disponível e ativo com nossos clientes, fornecedores, colaboradores e para executarmos o tratamento necessário à atividade fim da empresa e de seus sistemas, temos o cuidado de solicitar apenas dados pessoais relevantes e que sejam preferencialmente definidos por regulamentação. Clientes e fornecedores: Armazenamos o nome, e-mail, telefone, gênero, data de nascimento, além de informações profissionais como nome, endereço e local de trabalho, ocupação, cargo/função e setor/departamento. Em comunicações, armazenamos as informações trocadas por e-mail, sistema de suporte online e gravamos a ligações telefônicas.
Colaboradores: Armazenamos os dados curriculares fornecidos nas entrevistas, e-mails enviados e recebidos pelos colaboradores, além de dados de contatos pessoais para eventuais comunicações.
Sistemas: Produzimos softwares para laboratórios de análises clínicas, cujo funcionamento, dados solicitados e emitidos são regulados pela ANVISA, mais especificamente pela RDC Nº 302, DE 13 DE OUTUBRO DE 2005, que dispões sobre “Regulamento Técnico para funcionamento de Laboratórios Clínicos”. Este universo clínico é repleto de dados pessoais e sensíveis, sejam aqueles coletados durante o atendimento ou gerados como efeito do tratamento do dado e de amostras biológicas, como é o caso, por exemplo, dos resultados de exames laboratoriais. Os prestadores de saúde que se utilizam dos nossos sistemas, como controladores perante a LGPD, devem solicitar consentimento para a coleta, tratamento e compartilhamento desses dados. Os sistemas na internet podem coletar informações da conexão, dados do acesso, do dispositivo e navegador utilizados, endereço IP de origem e sua localização geográfica (se consentida pelo usuário em seu dispositivo).
Por quanto tempo seus dados são mantidos
O tempo de armazenamento do dado será de acordo com a finalidade à qual ele foi coletado. Algumas das finalidades devem cumprir obrigações legais ou regulatórias, ou mesmo cumprir o exercício dos direitos da controladora, exigindo mais ou menos tempo de armazenamento. Após a obrigatoriedade da manutenção, os dados poderão ainda ser anonimizados, desvinculando-os do indivíduo, podendo portanto serem armazenados por períodos maiores sem dano à privacidade do titular.
Para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o tempo de armazenamento dos seus dados pessoais, entre em contato e solicite mais informações através dos canais citados na seção “Entre em contato com nosso encarregado” mais abaixo.
Como protegemos seus dados
A ND, quando controladora de dados pessoais, ou seja, quando realiza o tratamento em dados de seus clientes, fornecedores e colaboradores, utiliza-se de medidas de segurança computacionais e administrativas para proteger os dados pessoais e comerciais armazenados, visando principalmente assegurar privacidade, autenticidade e inviolabilidade dos dados.
Internamente, a Softlab segue sua Política de Segurança da Informação -PSI, realiza treinamentos e conscientiza seus colaboradores em temas voltados à proteção de dados e adota junto a eles, termos de compromisso e confidencialidade.
Os dados sob nosso controle estão armazenados em bancos de dados em servidores dedicados ou em serviços de núvem que possuam garantias de uso de políticas de segurança dos dados.
Com quem compartilhamos seus dados
A ND, quando operadora de dados, segue as definições de tratamento definidas pela controladora à qual foi contratada e adota, em sua política interna, procedimentos para proteger e fortalecer o não compartilhamento dados pessoais sob seu domínio.
Como operadora de dados, a Softlab somente compartilha as informações quando necessário e para finalidades previstas nos contratos com seus clientes, visando confidencialidade das informações e seguindo as normas de proteção de dados e da privacidade.
Compartilhamentos compulsórios para instituições públicas ou governamentais podem acontecer por aplicação da lei, obrigatoriedade legal, determinação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados ou outra autoridade competente.
Política de Cookies
O que são cookies?
São pequenos arquivos de texto opcionalmente adicionados ao navegador do computador ou dispositivo móvel sempre que um site é visitado. Estes arquivos armazenam e reconhecem dados que garantem o correto funcionamento dos sites e aplicativos web e ajudam a identificar suas preferências e a melhorar suas experiências.
Os cookies permitem a coleta de dados relacionadas à navegação dependendo do tipo de dispositivo usado, das autorizações concedidas por você através das configurações de seu dispositivo e das funcionalidades utilizadas em cada aplicação. Podemos utilizar cookies próprios ou de terceiros em nossos sites e aplicativos.
Tipos de cookies e suas finalidades:
Cookies persistentes: permanecem no computador do usuário mesmo após fechar o navegador, sendo necessária a sua exclusão pelo usuário.
Cookies de sessão: expiram automaticamente quando o usuário fecha o navegador.
Os cookies podem coletar dados para diferentes finalidades relacionadas às funcionalidades de nossos sites e aplicativos web.
Utilizamos em nossos sites a ferramenta Google Analytics que coleta informações do usuário como o endereço de IP, navegador utilizado, configurações de idioma, páginas acessadas, por meio de cookies, de forma anônima e para efeitos analíticos, não tendo como finalidade o fornecimento dos dados a terceiros sem autorização expressa do Usuário.
Principais finalidade de uso de cookies:
Funcionamento: para garantir o correto acesso e funcionamento dos sites e aplicações.
Autenticação: para reconhecer o usuário, facilitando seu acesso a áreas de acesso restrito.
Segurança: para auxiliar no monitoramento e detecção de atividades não autorizadas, prevenção à fraude e proteção das informações.
Analítica: para gerar análise estatística da navegação, com o objetivo de melhorar a experiência de navegação dos usuários.
Publicitária: análise dos hábitos de navegação e preferências dos usuários, com o objetivo de lhe mostrar ,quando necessário, publicidade exclusivamente relacionada com o seu perfil de navegação.
É possível desativar os cookies e as outras formas de coleta de informações?
Você pode desativar ou excluir os cookies, bem como as tecnologias de coleta, nas configurações do seu navegador e nas configurações do sistema operacional do seu dispositivo.
Ao desativar ou excluir cookies de funcionamento, é possível que os sites e aplicativos não possam ser utilizados adequadamente.
Quais os seus direitos como titular dos dados pessoais?
Nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018) (“LGPD”), Você,como titular dos seus dados pessoais, tem direito a:
Entre em contato com o nosso encarregado
Entre em contato através dos canais abaixo: